Efeito de protocolos de aquecimento com cargas mais baixas e mais altas no volume-carga de agachamento com múltiplas séries

Contexto: O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da melhora do desempenho pós-ativação (PAPE, na sigla em inglês) após três protocolos de aquecimento no desempenho do agachamento com barra nas costas em homens treinados.

Métodos: Quatorze homens treinados em resistência realizaram atividade de condicionamento (AC) com alta carga (AC-AC), baixa carga (AC-BC) ou aquecimento específico usual como controle (CON). A AC-AC consistiu em uma série de três repetições com 90% de uma repetição máxima (RM); a AC-BC consistiu em uma série de seis repetições com 45% de 1RM realizadas em velocidade máxima; o CON envolveu oito repetições com 45% de 1RM em velocidade controlada. O desempenho dos participantes foi mensurado utilizando o número total de repetições e o volume de carga (repetições × carga × séries).

Resultados: Não houve diferenças significativas entre o aquecimento quanto ao número total de repetições (p = 0,17) ou à carga total (p = 0,15). Não houve diferença entre as condições quanto ao número de repetições (efeito principal da condição; p = 0,17); no entanto, os participantes atingiram uma carga significativamente maior após o HL-PAPE do que após o CON na primeira série (p = 0,04).

Conclusão: O uso de CA com carga equivalente alta ou baixa como estratégia de aquecimento não potencializou a melhora subsequente do desempenho no exercício de agachamento com múltiplas séries até a falha muscular, em comparação com o aquecimento usual.

Figura 1. Número de repetições para cada série entre as condições experimentais (A) e carga de volume para cada série entre as condições experimentais (B). HL-PAPE, Aprimoramento do desempenho pós-ativação com alta carga; LL-PAPE, Aprimoramento do desempenho pós-ativação com baixa carga; CON, Controle. Os valores são apresentados como média ± desvio padrão. a Diferença significativa em comparação com CON (p < 0,05); Um asterisco (*) indica diferença significativa em comparação com a primeira série (p < 0,05); ‘#’ indica diferença significativa em comparação com a segunda série (p < 0,05).


Palavras-chave: Potência muscular; Força muscular; Desempenho; Pós-ativação; Treinamento de resistência; Treinamento de força; Aquecimento.